1. APRESENTAÇÃO
É uma iniciativa que pretende prevenir o isolamento e as situações de negligência dos idosos do concelho que residem sozinhos, aumentando a sua segurança, o seu bem-estar e a solidariedade ativa da sua rede familiar e social.
Os Censos de 2011 referem que residem no Concelho 10 503 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos em alojamentos familiares sem outras pessoas, representando 48,51% da população, sendo que destes, vivem completamente sós, 2 995 pessoas.
Quem são, onde estão e como vivem estas pessoas são as primeiras questões a que esta iniciativa pretende responder.
As respostas a estas perguntas e o desenvolvimento de estratégias que permitam encontrar soluções para os problemas e necessidades diagnosticadas são os objetivos deste projeto.
Para o seu desenvolvimento conta-se com um forte envolvimento da rede social de Guimarães e das suas estruturas organizativas: Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF), do Grupo Temático do Envelhecimento e dos Serviços Públicos e Privados que atuam no território, com especial ênfase para aqueles que são estratégicos no apoio a este grupo etário: saúde, segurança social, justiça, forças de segurança e serviços de apoio social e humanitário.
2. PROTOCOLO DO PROJETO
Protocolo 65+
3. SINALIZAÇÕES DE IDOSOS
Caso conheça um idoso em situação de isolamento, de negligência ou de perigo identifique-o, preenchendo a Ficha de Sinalização.
Logo que o processo de preenchimento esteja concluído, a Ficha será remetida ao gestor social da área territorial da área de residência do idoso, o qual fará uma visita social ao idoso e desenvolverá as diligências necessárias com os serviços que considerar pertinentes para a resolução dos problemas identificados.
Obrigada pela sua colaboração!
4. FICHA DE SINALIZAÇÃO
Preencha a ficha de sinalização aqui.